Receitas e Dicas


Aproveite as receitas da Vivenda do Camarão

> Compartilhar:   Facebook Twitter

Dica: Peixes Grelhados

Alimentar-se de peixes sempre foi sinônimo de uma boa alimentação, desde a antiguidade, quando era um dos alimentos mais consumidos.  A maioria dos peixes é rica em ômega 3, principalmente aqueles de águas mais frias e profundas, essa características ajuda no combate de várias doenças do coração e as proteínas dos peixes possuem propriedades antiinflamatórias.

A escolha do modo de preparo é fundamental para a manutenção dos benefícios desse alimento, sempre que possível, é importante comer peixes grelhados, ao invés de fritos. Peixes fritos podem até aumentar o risco de insuficiência cardíaca, quando consumidos com muita freqüência, pois incorpora ao peixe o óleo utilizado na fritura. Uma pesquisa realizada pela universidade de Harvard, Boston, comprovou que, consumir peixe grelhado ou cozido, de uma a quatro vezes por semana, diminui em 27% o risco de enfarto em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

De acordo com os resultados encontrados em diversos estudos, observa-se que a forma de preparo dos peixes influencia diretamente no seu teor de gordura e colesterol. Os resultados demonstraram que os modos de preparo grelhado e refogado sem adição de óleo são os mais recomendados, pois apresentaram menor teor de gordura saturada.

Referências:
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA et al. Programa de análise de produtos: relatório sobre análise de gordura e colesterol em peixes. Rio de Janeiro: Inmetro, 2011.
 http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf
 http://www.abafrio.pt/_docs/os%20beneficios%20do%20peixe.pdf